SECRETARIA DE MEIO AMBIENTES COM VÁRIAS AÇÕES EM MARECHAL

A Prefeitura de Marechal Deodoro, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente está realizando diversas ações na área da pasta, no município. À exemplo do ordenamento na orla da Praia do Francês, que acontece até a 2ª quinzena de dezembro, e vai organizar uma área de embarque e desembarque de passageiros que fazem o passeio de barco pelas piscinas naturais e tem o apoio da Capitania dos Portos, através de sinalização, boias e cordões de isolamento, trazendo mais conforto e segurança para banhistas e passageiros. Ações como a delimitação de mesas e cadeiras na beira mar, melhorias na coleta de resíduos sólidos nas barracas, com padronização de cesto de lixos nas próprias barracas e na área de praia, como também o aumento de contêineres e maior fluxo de coleta.

A secretaria de meio ambiente também estará realizando fiscalizações de atividades poluidoras, como o uso e ocupação do solo em áreas de preservação ambiental, poluição sonoras, visual, rios, lagoas, manguezais, esgoto, lixo nas praias, coibir o acesso de veículos motorizados na área de praia, entre outras.

A Praia do Francês é um dos mais belos cartões postais de Alagoas e do Brasil. Sobretudo, por ser próprio para banho o ano todo. Isso é comprovado através de pesquisas frequentes, realizadas pelo IMA e outros órgãos competentes. E durante suas ações a secretaria de meio ambiente estará disponibilizando placas informativas sobre a balneabilidade da praia.

Para o secretário de meio ambiente de Marechal Deodoro, Alder Flores, todo o trabalho que está sendo desenvolvimento em sua pasta busca orientar, prevenir e evitar o descumprimento da legislação ambiental em “Marechal Deodoro, cidade em crescimento, se não uma das mais importantes da região metropolitana local, nesse momento”.

“Marechal Deodoro é uma cidade que está desenvolvimento. E nós a frente dessa pasta, estamos buscando aliar esse crescimento a sustentabilidade. Seja de forma educativa, informativa e restritiva, cumprido a nossa legislação ambiental, que está atrelada ao desenvolvimento da cidade”, informa.

A política de meio ambiente dotada pela prefeitura está em modificação. Segundo Alder, o código ambiental está passando por uma atualização, se adequando ao desenvolvimento, as normas ambientais e as políticas de sustentabilidades do cotidiano.

A prefeitura também está desativando o lixão da cidade, e ao mesmo tempo está construindo uma Célula Sanitária Controlada, o que vai melhoras o destino dos resíduos sólidos e diminuir a poluição do solo, rios e lagoas, como acontece com os aterros sanitários, conhecidos como “Lixão”. E que também terá drenos para captar o chorume gerado pelo lixo.

A Célula Sanitário Controlada é um espaço de compactação do lixo, que é lançado no depósito, coberto por uma camada de terra ou argila. Este sistema minimiza o mau cheiro e o impacto visual e ambiental, além de evitar a proliferação de insetos e animais.