Secretários da Prefeitura de Marechal Deodoro estiveram reunidos no auditório do Espaço Cultural Santa Maria Madalena da Lagoa do Sul, para discutir as novas diretrizes de controle financeiro que serão aplicadas a partir de janeiro de 2011, em cumprimento as determinações do Tribunal de Contas de Alagoas. O técnico Diogo da Silva Pereira, da consultoria Tavares Souza, empresa responsável pela contas do município, fez uma explanação detalhada aos secretários que atuam na área contábil do município. “Já a partir de janeiro toda a movimentação diária financeira do município terá que ser colocada no site. Já em janeiro devem ser enviados todos os controles dos recursos financeiros do município, como por exemplo: quanto vai receber, quanto vai gastar, isso, por cada secretaria. Agora, toda a movimentação terá que constar no site para a consulta dos interessados, o que caracteriza a transparência administrativa”, disse o técnico. Durante a palestra o procurador Volney Rebêlo sugeriu a criação de uma controladoria “A controladoria vai ter que ser criada na forma da lei, até para viabilizar a gestão pública, porque é necessário que os prefeitos tenham relatórios diários e somente através de uma controladoria é que vai se fornecer esse tipo de informação”, esclareceu o procurador. Controladoria Segundo o procurador a controladoria é diferente na sua área de atuação na auditoria. “A auditoria tem competência de fiscalizar e a controladoria de organizar a despesa e a receita do município. Com isso, o prefeito vai ter condições de melhor gerir os recursos públicos destinados a Marechal”, explica o procurador.