09 / 02 / 10

Em Marechal: Projeto Mova Brasil capacita professores de nove municípios

O projeto Mova Brasil, que é inspirado no Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos (MOVA), foi criado pelo educador Paulo Freire. Desenvolvido por meio de uma parceria entre Petrobras, Federação Única dos Petroleiros (FUP) e Instituto Paulo Freire (IPF), o projeto tem como finalidade promover a dignidade humana garantindo aos indivíduos e às comunidades a oportunidade de reconstruírem seu destino e de conquistarem o direito à cidadania plena e participativa. Durante uma semana representantes de nove municípios alagoanos participaram de um curso de qualificação para Alfabetização de Jovens e Adultos. Além de Marechal Deodoro, participaram do curso, representantes do Pilar, São Miguel dos Campos, Capela, Feliz Deserto, Boca da Mata, Traipu, Coqueiro Seco e Maceió. O projeto, que encontra-se em desenvolvimento nos Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e Amazonas, tem entre seus objetivos a redução do índice de analfabetismo no País. Segundo a coordenadora estadual do projeto, Sama Penerari, o Mova-Brasil tem como meta educar 900 pessoas em todo Estado. “Todos os professores, representantes dos municípios, estão capacitados para desenvolver o projeto em seus municípios, visando educar jovens e adultos. Em todo Estado o projeto já capacitou 30 turmas. Agora, aqui em Marechal Deodoro, foram mais três turmas. Todos as participantes receberam capacitação e estão retornando aos seus municípios aptos a desenvolver o projeto em suas comunidades”, afirmou a coordenadora. Objetivos •Contribuir para a redução do analfabetismo no Brasil, o fortalecimento da cidadania e a construção de políticas públicas para a Educação de Jovens e Adultos; •Estabelecer parcerias com outros projetos do Programa de Responsabilidade Social da Petrobras Desenvolvimento & Cidadania e com organizações, sindicatos, movimentos sociais e populares e governos; •Organizar turmas de Alfabetização de Jovens e Adultos em regiões prioritárias para os parceiros envolvidos no processo; •Formar Coordenadores de Pólo, Assistentes Pedagógicos, Coordenadores Locais e Monitores.