Skip to content

Prefeito e lideranças na romaria da Fé

O Prefeito Cristiano Matheus, o presidente da Câmara de Vereadores, Neilton Costa e o vereador Cacau, chegaram no final da tarde de ontem, de uma visita à Juazeiro do Norte, Ceará. Eles foram encontrar com romeiros de Marechal Deodoro, que estavam lá desde a semana passada.
Os romeiros de Marechal partiram em direção a Juazeiro do Norte, região do Cariri, no Ceará, na noite de quarta-feira. No sábado pela manhã, o prefeito e seus acompanhantes se juntaram aos romeiros deodorenses para participar da grande demonstração de fé a Padre Cícero Romão Batista. Padinho Ciço, como é chamado pelos seus fiéis, é o responsável – segundo a crença popular – por inúmeras curas e bênçãos para realizações pessoais bem sucedidas. Isto aumenta a cada ano o número de visitantes à cidade de Juazeiro do Norte, onde o Padinho Ciço viveu durante anos promovendo curas milagrosas.
De acordo com números divulgados pela imprensa local, nesta época do ano, cerca de 500 mil pessoas visitam a cidade. Isto representa milhões de reais movimentando o comércio numa cidade que parece respirar fé. Por todo lado há imagens de santos, roupas com suas estampas, velas, cds com músicas religiosas e pessoas de todas as idades demonstrando sua fé e fazendo, cada um a sua maneira, seu agradecimento ao padre milagroso.
Depois de encontrar com os romeiros de Marechal Deodoro, que estavam em diversos alojamentos chamados de "ranchos", a comitiva do prefeito seguiu o oteiro da romaria da fé. Primeiro estiveram na igreja de São Francisco de Assis. Nos fundos da igreja, eles beberam da fonte considerada milagrosa e rezaram aos pés da imagem de São Pedro e São Paulo. Depois compraram algumas imagens de santos para presentear amigos em Marechal Deodoro. O programa seguinte foi subir a escadaria da estátua do Padre Cícero, cumprindo a tradição de todos os romeiros. Mais uma vez rezaram. Pediram proteção ao Padre e novamente como manda a tradição, passaram três vezes por debaixo da bengala do Pe. Cícero. "Se não fizer isto, a reza não surte efeito", garantiu uma romeira que também passou por debaixo da bengala.
O casarão onde funciona o museu, bem ao lado da estátua, dá uma idéia melhor do tamanho da fé e do que representa Pe. Cícero para o povo. Centenas de fotografias estão expostas nas paredes, com testemunhos escritos de curas alcançadas. Membros de madeira também são deixados pelos romeiros como agradecimento à curas de pernas, braços, crânios e até mesmo se.ios. Uma noiva deixou, quem sabe porque, o seu vestido aos pés da estátua. Também há muitas fardas e quépes militares de todas as forças armadas existentes no Brasil.
Depois de cumprir o ritual da fé, o prefeito e sua comitiva voltaram a se encontrar com os romeiros de Marechal Deodoro. Já no início da noite de segunda-feira eles cumpriram com a última obrigação religiosa, que foi participar da procissão que saiu da Igreja de São Francisco até a Igreja Matriz. Cumpridas todas as etapas, já era hora de voltar para casa. Os dez ônibus de romeiros e o ônibus com o prefeito e seus convidados, iniciaram a viagem de retorno por volta das 21h.
O Prefeito Cristiano Matheus, o vereador Cacau e o presidente Neilton Costa, fizeram questão de acompanhar o comboio de ônibus. Houve muitas paradas para abastecimento e lanche. E a exemplo do que aconteceu com vários outros ônibus de outras caravanas de cidades diferentes, um ônibus do comboio que seguia para Marechal Deodoro, também teve problemas mecânicos. O Prefeito que vinha em um ônibus logo atrás, providenciou que viesse um novo ônibus da cidade de Caruaru para que os romeiros deodorenses pudessem seguir viagem de retorno.
A chegada em Marechal Deodoro se deu por volta das 16h30. Para o vereador Cacau, o resultado foi muito positivo. "É importante as pessoas sentir a presença das lideranças de sua cidade numa viagem como esta", observou. Para o presidente Neilton Costa, também teve um resultado muito bom. "O Prefeito já se comprometeu que todos os anos irá acompanhar os romeiros. E nós também vamos com ele. Foi muito vom mesmo", avaliou.
O Prefeito Cristiano Matheus disse que sentiu por parte dos romeiros uma alegria muito grande por estarem sendo acompanhados tão longe de suas casas. "Isto deu a eles um sentimento de segurança. E também tiramos bastante proveito espiritual desta viagem. Foi emocionante estar diante do Pe. Cícero e respirar todo aquele clima de fé, de proteção, de agradecimento às graças que todos nós temos recebido", disse Matheus.

Matérias Relacionadas

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para personalizar o conteúdo e melhorar sua experiência no site de forma segura. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Politica de Privacidade