Skip to content

Prefeito se reune com comissão da Igreja Católica

O Prefeito Cristiano Matheus se reuniu esta manhã com membros de uma comissão da Igreja Católica, nomeada pelo Pároco Miguel Miguel Manoel de Souza, para auxiliar na manutenção e fiscalizar o patrimônio sacro da cidade. Na pauta da reunião, a preocupação da comissão com a segurança do acervo religioso armazenado no complexo franciscano.
A comissão formada por Manoel Lima, Alisson Diego de Lima Santos e Alan Cristian de Lima Santos, começou a reunião explicando que atualmente o Museu de Arte Sacra está sob a responsabilidade da Sociedade Bom Conselho. Mas que constantemente o museu tem sofrido ação de vândalos e de ladrões que tentam se apoderar do acervo histórico. Eles citaram um Boletim de Ocorrência policial registrando que no dia 19 de junho tentaram arrombar o Museu de Artes Sacras. Como não conseguiram, os ladrões depejaram todo material inflamável que levaram em uma lata e atearam fogo. Por pouco, diz o boletim de ocorrência, todo acervo sacro não foi atingido. Por tudo isto, a comissão solicitou ao Prefeito auxílio para reforçar a segurança no local.
Outro pedido da comissão ao Prefeito foi referente à Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, no centro histórico, em frente ao Fórum. Eles lembraram que a igreja foi parcialmente recuperada com recursos do Iphan e entregue à comunidade no dia 21 de dezembro do ano passado. Mas não foram executadas as obras da parte hidráulica e elétrica. Portanto, a comissão pedia ajuda na restauração da parte elétrica da igreja.
O Prefeito ouviu atentamente as reivindicações da comunidade católica e solicitou a presença do diretor da guarda Municipal, Sargento Roque, à quem determinou que imediatamente disponibilizasse um vigia para dar expediente durante a noite no Museu de Arte Sacra, como forma de tentar inibir a ação dos ladrões e vândalos que tem ameaçado o acervo sacro histórico da cidade. O Prefeito também lembrou que recentemente se inteirou da situação de paralização das obras de restauração do complexo franciscano devido ao impasse entre a Sociedade Bom Conselho e à Construtura Cintra. "Vamos torcer para que resolvam logo o impasse e enquanto isto vamos auxiliando no que nos é possível", disse o Prefeito.
A respeito do sistema elétrico da igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Preto, Cristiano Matheus explicou que a Prefeitura de Marechal Deodoro está licitando a aquisição de fios elétricos e lâmpadas para suprir a necessidade de iluminação pública. A partir daí pode-se verificar a legalidade de um termo aditivo para atender à solicitação da comissão para resolver o problema elétrico da Igreja Nossa Senhora do Rosário.

Matérias Relacionadas

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para personalizar o conteúdo e melhorar sua experiência no site de forma segura. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Politica de Privacidade