O Prefeito Cristiano Matheus se reuniu com técnicos da empresa Eyesnwhere, especialista em sistema de vigilância inteligente e com câmeras 24 horas. A intenção do Prefeito é implantar em 36 pontos considerados críticos na cidade, o sistema de vigilância, que irá auxiliar as forças de segurança que atuam na cidade para o combate à criminalidade.
A reunião aconteceu no final da tarde de ontem no Espaço Cultural, com alguns membros do secretariado da Prefeitura. Eles assistiram à apresentação da empresa, representada pelo diretor Amilton de Lucca. Ele explicou que o sistema de monitoramento por imagens já está implantado pela empresa que representa, nas cidades de Manaus, Theresina e Novo Gama (interior de Goiás). Enquanto fazia sua explanação, ele acessou algumas câmeras de segurança na cideade de Manaus. Explicando que com o sistema qualquer cidadão pode auxiliar na vigilância através da internet. Mas o ponto principal é que uma base operacional composta por policiais ou agentes de segurança, pode fazer o monitoramento 24 horas por dia. Em caso de qualquer anomalia, uma viatura ou guarnição é acionada imediatamente.
O diretor da Guarda Municipal, Sargento Roque, disse que se o sistema for implantado em Marechal Deodoro, haverá um grande ganho na qualidade da segurança pública. As forças de segurança que atuam na cidade, como Polícia Civil e Polícia Militar, terão um grande auxílio no combate à criminalidade.
O Prefeito Cristiano Matheus explicou que monitorar a cidade através de um sistema de vigilância por câmeras que operam 24 horas por dia, é um compromisso de campanha e um diferencial importante. Matheus solicitou que os técnicos da empresa conhecessem os 36 locais em Marechal Deodoro, considerados mais críticos em segurança, e que fizessem um planejamento operacional e de custo para a cidade. "É uma ação série e definitiva no combate a criminalidade que ameaça todas as cidades de Alagoas, inclusive Marechal Deodoro. Vamos equipar a nossa Guarda Municipal, auxiliar a PM, a Polícia Civil. Mas também é preciso inovar, por isto queremos esse sistema de vigilância. E vamos buscar recursos para isto", garantiu o Prefeito.
A exemplo do que já acontece em outras cidades, a implantação do novo sistema de vigilância pode ser financiado pelo Pronase – Programa Nacional de Segurança, com verba do Governo Federal.