A Prefeitura de Marechal Deodoro conseguiu diminuir em 90% os casos de dengue no município. Graças ao trabalho dos agentes de endemias, através da Secretaria de Saúde. Nesta sexta-feira os agentes concentraram o trabalho de prevenção e orientação, no bairro da Poeira, onde morava a jovem que morreu na quarta-feira, com suspeita de dengue hemorrágica.
Desde o início desta gestão, a Prefeitura de Marechal mantém 26 agentes de endemias divididos em quatro equipes, que percorrem todos os imóveis do município para orientar os moradores e em busca de focos do mosquito transmissor da dengue. O trabalho é árduo, demorado, mas constante. Esta manhã nossa equipe de reportagem pode constatar, no bairro da Poeira, a paciência e profissionalismo de um dos agentes que, antes de ter permissão de uma dona de casa para verificar seu quintal, precisou fazer uma explanação sobre a importância do trabalho de prevenção contra a dengue. Somente após a rápida "palestra" é que o agente de saúde teve a permissão para entrar na casa.
A coordenadora do setor de endemias, Lúcia Amorim, explica que além das equipes que atuam diariamente no combate ao mosquito, há uma equipe que trabalha também nos finais de semana e feriados. O objetivo principal desta equipe é de visitar as casas que durante a semana permanecem fechadas. Como na Praia do Francês, ou mesmo na região do centro histórico, onde alguns proprietários passam o dia trabalhando fora.
Lúcia Amorim também explica que o trabalho de combate ao mosquito da dengue nunca é interrompido. E que o Prefeito e o Secretário de Saúde, tem dado as condições necessárias para o trabalho dos agentes. O trabalho dos agentes de endemias é tão importante que, graças ao empenho pessoal de cada um deles, foi possível reduzir em 90% o número de casos de pessoas infectadas com dengue em Marechal Deodoro. De janeiro a junho do ano passado, foram notifricados 312 casos de dengue. E destes, 30 foram confirmados. Neste ano, foram 30 notificações de suspeita de dengue. Destas, apenas um caso foi confirmado. Ou seja, em Marechal Deodoro houve uma redução de 90% dos casos da doença. Uma evidência clara de que o trabalho dos agentes está sendo bem realizado e a política de saúde pública para o setor, está funcionando.
Na manhã desta sexta-feira, o trabalho dos agentes de saúde foi intensificado no bairro da Poeira, onde morava a jovem Erica Ferreira Andrade Silva, 23 anos, morta na quarta-feira, supostamente vítima de dengue hemorrágica. O resultado do exame feito no corpo da paciente sairá daqui há 20 dias, segundo informação da Secretaria Estadual de Saúde. Mas o Prefeito Cristiano Matheus preferiu não esperar pelo resultado e pediu que os agentes fizessem um mutirão no bairro esta manhã e durante os próximos dias. O trabalho também foi acompanhado por repórteres de rádio e televisão.