A limpeza pública e iluminação foram os ítens de serviço público mais elogiados pelos moradores de Marechal Deodoro em recente pesquisa feita pela prefeitura. A pesquisa também apontou algumas falhas que precisam ser corrigidas na atual administração.
A pesquisa foi feita por uma empresa especialisada em opinião popular e foi contratada pela prefeitura para apontar quais serviços tem a melhor aprovação dos moradores de Marechal Deodoro e quais serviços precisam ser melhorados, a partir dos pontos apontados pela própria população. Foram ouvidas 200 pessoas na última semana de junho. E resultado foi que, 28,5% dos deodorenses dizem estar satisfeitos com a limpeza urbana da cidade. E 23% apontaram a iluminação pública como o serviço público municipal mais eficiente. Para o Prefeito Cristiano Matheus, este resultado é o reflexo de algumas ações que ele tomou ainda nos primeiros dias de seu governo. Ele lembra que assim que assumiu a prefeitura, chamou a antiga concessionária da limpeza urbana e pediu providências, principalmente na Praia do Francês. Como não foi atendido, ele rescendiu o contrato e a empresa Viva Limpeza Urbana assumiu o serviço. Quanto a iluminação pública, Cristiano Matheus também lembra que na primeira semana de governo mandou substituir mais de 400 lâmpadas entre o trecho da estátua do Nelson da Rabeca ao trevo do Francês. "E o trqabalho de reposição de lâmpadas continua. Pois a cidade estava na escuridão", lembra Cristiano.
Outra pergunta feita no questionário dapesquisa era "Qual o principal problema do seu bairro?" Cerca de 23% dos entrevistados apontaram a falta de calçamento como o principal problema. Outros 22% disseram que a falta de saneamento é o principal problema. Este ítem também está sendo tratado pelo Prefeito. Ele revela que quando era deputado federal foi autor de várias emendas para Marechal Deodoro. Entre elas, o de garantia de verbas para construção de calçamento. E o dinheiro deve sair ainda este ano. Quanto à ampliação da rede de esgoto, o prefeito conta que os investimentos já estão sendo feitos pelo SAAE. "Primeiro nós arrumamos o SAAE que estava uma bagunça. Depois resolvemos o problema da falta de água na Barra Nova, com investimento e seriedade. Agora vamos ampliar a rede de esgoto", diz.
A pesquisa também aponta que a saúde recebeu conceito "regular" da população. Para o Prefeito, o resultado não é surpresa. Pois segundo ele, quando assumiu encontrou uma prefeitura endividada, sem qualquer estoque de remédios e o atendimento 24 horas era um verdadeiro caos, com camas escoradas com tijolos, não havia oxigênio, material de limpeza ou sequer material para as atendentes e médicos desempenhar suas funções. As ambulâncias estavam todas paradas, esperando conserto.
O Prefeito lembrou do trabalho com garra e contínuo do seu vice Prefeito e secretário de Saúde, Petrúcio Soares, que com apoio do restante da equipe começou a humanizar o atendimento da saúde do município. "Começamos com paleativos. Nos próximos dias vamos assinar a ordem de serviço para a reforma de três postos de saúde e estamos em entendimento com o Governo do Estado para reformar o 24 horas. Também estamos com várias ambulâncias fazendo o atendimento à população. Vamos arrumar a saúde", adiantou Matheus.