Um sucesso. Esta é a avaliação dos pais, alunos, professores e outros profissionais da educação, que participaram da III Conferência Municipal da Educação, que terminou agora a pouco na Escola Altina Ribeiro, na Vila Altina. Foram tiradas propostas que serão apresentadas na Conferência Estadual no próximo semestre e no Plano Nacional de Educação.
A professora Aline Gomes do Nascimento, há 15 anos no magistério classificou como ótima a conferência desta quinta e sexta-feira. Segundo ela, poucas vezes o município teve a oportunidade de discutir, em alto nível, as questões do setor. Para ela, quem ganha com isto são os alunos, público alvo de todo o trabalho dos profissionais que trabalham com educação.
As discussões giraram em torno de seis temas Qualidade da Educação, Gestão Democrática e Avaliação, Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso Escolar, Formação e Valorização dos Profissionais em Educação, Financiamento da Educação e Controle Social, Justiça Social, Educação e Trabalho e por fim, Inclusão, Diversidade e Igualdade.
Ontem a tarde, foram realizadas plenárias em torno das propostas elaboradas nos últimos dois dias. Entre as propostas, estão as inclusas no ítem Financiamento da Educação, em que se propõe alteração no percentual de recursos públicos estaduais e federais destinados à educação. São propostas como estas que serão avaliadas no próximo semestre pela Conferência Estadual e mais tarde, pela Conferência Nacional. O resultado fará parte do Plano Nacional de Educação, a ser elaborado em 2010, com metas para os próximos 10 anos. Para que as propostas discutidas em Marechal Deodoro sejam aprovadas, a cidade deverá enviar 150 delegados para a Conferência Estadual. Além de 50 convidados, também comprometidos com a qualidade do ensino.
A secretária de Educação, Iolanda Alcântara se diz satisfeita com o resultado da Conferência, que exigiu empenho de toda sua equipe. Para Iolanda, a somatória de todos os esforços acabou compensado porque percebe-se muito avanço e amadurecimento nas discussões. Nada do que está sendo proposto é algo completamente fora do que se pode alcançar. São propostas acima dos desejos individuais. "Estão embasadas em critérios técnicos e na real necessidade do ensino, de acordo com a realidade do nosso município", explica.