Homens contratados pela Prefeitura de Marechal Deodoro, estão trabalhando neste momento na abertura do canal por onde as águas da Lagoa Manguaba chegam ao mar. O objetivo é tentar baixar o nível da água que invadiu casas e deixou desabrigados na cidade.
O nível da água da Lagoa Manguaba, em Marechal Deodoro, atingiu os três metros acima do normal. Tanta água, deixou pelo menos mais 15 famílias desabrigadas na manhã desta quinta-feira.
A exemplo das outras cerca de 130 pessoas que perderam suas casas nos últimos dias, os novos desabrigados foram levados à escolas e creches em diversos pontos da cidade. Eles recebem colchões e cestas básicas. Uma equipe da Secretaria de Assistência Social acompanha os desabrigados, assim como uma equipe da Secretaria de Saúde.
A água voltou a subir desde ontem a noite devido às fortes chuvas que caem no agreste e sertão alagoano. A água acaba escorrendo até o rio Manguaba e se acumula na lagoa que margeia toda Marechal Deodoro. Segundo os pescadores mais experientes, esta é a pior enchente desde 1988, quando a água da Lagoa Manguaba subiu cinco metros além do nível normal.
Esta manhã o Prefeito Cristiano Matheus, determinou que um grupo de funcionários da prefeitura, com auxílio de voluntários, fizessem o trabalho de desobstrução do canal que liga a lagoa ao mar, na altura do povoado da Barra Nova.
Aproximadamente 40 homens fazem o trabalho de escavação de valas, que deverá durar até o final do dia. O objetivo é remover o assoriamento do canal, permitindo que a água acumulada alcance o mar.