Skip to content

Mais desabrigados em Marechal Deodoro

Compartilhe:

A forte chuva que ainda cai no agreste e sertão de Alagoas, fez com que o nível da Lagoa Manguaba voltasse a subir. Esta foi a causa de mais quinze famílias perderem suas casas nas últimas horas em Marechal Deodoro. A exemplo dos desabrigados das semanas anteriores, eles também estão sendo levados para escolas onde recebem colchões e cestas básicas.

A chuva forte das últimas semanas já havia deixado aproximadamente 130 pessoas desabrigadas na cidade. Ontem a tarde o nível da Lagoa Manguaba voltou a subir e nesta madrugada, várias pessoas perderam suas casas. Agora a pouco, cerca de 15 famílias começaram a ser removidas pela Defesa Civil do Município e Secretaria de Assistência Social.

Os pescadores mais antigos, dizem que esta é a pior enchente desde 1988, quando o nível da água chegou a subir cinco metros. Naquela ocasião, a cheia atingiu os degraus do Palácio Imperial, onde funciona a Prefeitura.

Na manhã desta quinta-feira, a água estava há cerca de 30 metros da Prefeitura. A régua de medição que o Ibama instalou há alguns anos e media o nível da água até 3 metros acima do normal, agora está submersa. Segundo os pescadores, a lagoa deve continuar enchendo na medida em que o volume da chuva no sertão vai escorrendo para o Rio Manguaba, que deságua na lagoa.

Tanta água mudou a paisagem da cidade. A Escola Joviniano Rodas, bem na entrada de Marechal Deodoro, está ilhada. As duas avenidas que margeiam a lagoa, estão completamente debaixo dágua. Na rua, é comum ver veículos disputar o mesmo espaço com canoas.

Matérias Relacionadas

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para personalizar o conteúdo e melhorar sua experiência no site de forma segura. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Politica de Privacidade

Pular para o conteúdo