Comerciantes e ambulantes que trabalharam duro durante os dias do "Marechal Forró Folia", agora estão contabilizando o lucro obtido no volume de vendas no período do São João em Marechal Deodoro. Na manhã desta segunda feira, operários trabalhavam na desmontagem da megaestrutura armada no Largo do Taperaguá.
Dona Quitéria Cajueiro, 44 anos, mora há 40 no Taperaguá e disse que jamais viu uma vesta deste tamanho em Marechal Deodoro. Muito menos no povoado onde mora a vida inteira. Ela e a família mantém um mercadinho e disse que o volume de vendas foi muito bom nos dias do São João. Dona Quitéria revela que vendeu muito cigarro, refrigerante e cervaja em lata. Embora seu estabelecimento esteja localizado muito próximo ao palco, ela conta que todos os dias fechava por volta das 20h. E depois disto, uma outra família improvisava um balcão na calçada em frente ao mercadinho para vender cerveja e refrigerante em lata. "Eles também venderam muito bem. Muito bem mesmo", comentou.
Otávio Pimenta da Silva, 63 anos, tem um carrinho para vender salgados, sanduíches, confeitos e caldo de cana. Ele trabalha há 20 anos no ramo e disse que jamais vendeu tanto em um único evento. "Foi uma coisa muito boa que o Prefeito fez aqui. E organizada porque não morreu ninguém, ninguém foi baleado, nem esfaqueado. A polícia estava em cima dos maloqueiros. Foi bom porque o povo se divertiu e quem queria trabalhar ganhou dinheiro", disse.
A Prefeitura de Marechal Deodoro tomou vários cuidados para que o dinheiro aplicado pelo Governo Federal neste evento, tivesse o máximo de retorno para o comércio local. Tanto que até mesmo as bandas contratadas para os shows, ficaram hospedadas em várias pousadas na Praia do Francês. Para os proprietários das pousadas, foi uma iniciativa boa. Pois nesta época do ano, os turistas somem das praias e a taxa de ocupação é quase zero.
Recentemente Áurea Florêncio, 30 anos, montou uma pousada no centro histórico de Marechal Deodoro. E não se arrependeu. Ela conta que está com os quartos lotados desde o dia 12 até hoje. E as expectativas são boas para os próximos dias, pois todos os dias ela recebe ligações e visitas de turistas que procuram vagas. Áurea também conta que os turistas elogiaram muito a festa de São João.
O Prefeito Cristiano Matheus deverá receber nos próximos dias os números oficiais dos órgãos de segurança pública, referente ao número de público nos seis dias de "Marechal Forró Folia". Mas ele acredita que o volume de dinheiro que circulou no comércio foi muito bom. "Tenho certeza que o objetivo principal, que foi de gerar renda e movimentar o comércio de nossa cidade, foi satisfatoriamente atingido." avalia o Prefeito.