Skip to content

Água da Lagoa Manguaba volta ao nível normal

Depois de vários dias debaixo de forte chuva, a cidade de Marechal Deodoro vive uma trégua do mal tempo. A água da Lagoa Manguaba baixou e as pessoas que foram desabrigadas, aos poucos estão retornando às suas casas. A Defesa Civil do Município e a Secretaria de Ação Social estão fazendo um levantamento detalhado de quantas famílias tiveram suas casas com estruturas realmente comprometidas pelas águas da cheia.
O que se vê nas ruas de Marechal Deodoro são grupos de homens da Prefeitura ou da empresa de limpeza urbana que presta serviços, fazendo o trabalho de remoção de lama e entulho trazido pelas águas. Quando a água da Lagoa Manguaba começou a baixar, era comum encontrar peixes e resíduos orgânicos nas vias públicas, o que causava forte cheiro e transtorno ainda maior à população.
Este trabalho de remoção de sujeira deverá durar até o final de semana e pelo menos 30 homens estão empenhados nesta função. Enquanto isto, muitos dos 200 desabrigados que estavam alojados pela Prefeitura em creches e escolas do município, começam a voltar para casa. Alguns deles também faziam o trabalho de remoção da lama, já na segunda-feira, quando o nível da Lagoa Manguaba praticamente havia voltado ao normal. Por outro lado, pode-se encontrar nos alojamentos dos desabrigados, pessoas que se neguem à sequer visitar as casas onde moravam anteriormente. Pois esperam que a Prefeitura construa novas casas para lhes serem doadas.
A Secretaria de Assistência Social, juntamente com a Defesa Civil do Município, deverá terminar até sexta-feira, um levantamento detalhado de quantas casas tiveram suas estruturas comprometidas durante o período de enchente. A partir daí a Prefeitura terá condições de traçar um plano definitivo para a relocação das famílias que realmente não tem condições de voltar às seus lares.

Matérias Relacionadas

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para personalizar o conteúdo e melhorar sua experiência no site de forma segura. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Politica de Privacidade