Secretaria de Saúde homenageou profissionais da área
Dia Internacional da Enfermagem é celebrado oficialmente em 12 de maio, data da morte de Florence Nightingale, marco da enfermagem moderna no mundo
A prefeitura de Marechal, através da Secretaria de saúde, promoveu a comemoração da Semana de Enfermagem e do Dia do Enfermeiro nesta quinta-feira (12) com diversas atividades. As comemorações aconteceram na Pousada Alface, no Centro Histórico, e foram marcadas por palestras, apresentações, momentos de descontração e motivação profissional, troca de experiências, sorteio de presentes e um chá regional.
Um dos destaques foi a presença da enfermeira, professora da UFAL e vereadora por Maceió Heloisa Helena, que conversou com os participantes sobre a atuação do profissional na área de enfermagem que contempla auxiliares, técnicos de enfermagem e enfermeiros, diante do atual cenário da saúde. O evento contou ainda com as presenças da secretária de saúde Yonara Toledo, de professoras, coordenadoras e acadêmicos de enfermagem da UNIT e outras universidades, de toda equipe técnica da saúde municipal e profissionais de enfermagem que atuam na atenção básica/ primária e na média complexidade/ atenção secundária do município.
A secretária de saúde, Yonara Toledo, que também é enfermeira, destacou a importância do trabalho humanizado e acolhedor que os profissionais de enfermagem desempenha diariamente.
O Dia Internacional da Enfermagem é celebrado oficialmente em 12 de maio, data da morte de Florence Nightingale, marco da enfermagem moderna no mundo. Algumas das responsabilidades dos enfermeiros incluem a realização de consultas de enfermagem; procedimentos como coleta de material para exame preventivo de câncer de colo do útero; consulta pré-natal; partos; consulta de acompanhamento integral do processo de desenvolvimento da criança e acompanhamento de pacientes hipertensos e diabéticos; solicitação de exames; avaliação de vacinas e supervisão da equipe de enfermagem.
Já os técnicos de enfermagem, sob supervisão do enfermeiro responsável, administram medicamentos e vacinas; coletam material exames; realizam teste do pezinho, curativos, visita domiciliar, atividades educativas; preparação do paciente para consultas, exames e tratamentos; verificação de sinais, entre outras.
(Por Luciano Pinto – Relações Pública, com supervisão de Carlos Roberts – jornalista)